Cotidiano
Tubarão inicia mobilização para remoção de fios
Prefeitura, Celesc e entidades discutem ações para organizar a fiação e melhorar segurança urbana

Por
Joca Baggio
Tubarão deu início a uma articulação conjunta para enfrentar o problema do excesso de fios nos postes da cidade. A reunião, promovida na manhã desta quarta-feira (16) pela CDL e pelo Conset (Conselho das Entidades de Tubarão), ocorreu no auditório da entidade e reuniu representantes da prefeitura, Câmara de Vereadores, Celesc, operadoras de internet, cooperativas de eletrificação e entidades de classe.
O encontro marcou o primeiro passo prático rumo à regularização da fiação aérea no município. Para o gerente regional da Celesc, Giocondo Tasso, o acúmulo de cabos vai além da poluição visual e representa risco à segurança. “Mesmo sem energia, fios de telecomunicação podem causar acidentes em caso de rompimento”, alertou.
O empresário Fernando Nandi, presidente do Conset, reforçou a necessidade de envolvimento coletivo, inclusive da sociedade. “Melhorar a paisagem urbana também é uma forma de valorização da cidade”, disse, usando sua própria loja como exemplo do impacto dos fios na estética do Centro.
O vereador Felippe Tessmann informou que um projeto de lei sobre o tema tramita na Câmara, mas defendeu que a solução precisa ser executada na prática, e não apenas no papel. Já o prefeito Estêner Soratto pediu união entre os setores envolvidos para que Tubarão avance na organização do espaço urbano. “Só com fiscalização, legislação e ação articulada vamos resolver esse problema de forma definitiva”, afirmou.
A proposta é que sejam realizadas reuniões técnicas periódicas com todas as partes, visando estabelecer responsabilidades, cronogramas e estratégias de execução. A próxima reunião já tem data marcada para a semana que vem. O objetivo é transformar o cenário atual em uma referência de limpeza e segurança urbana no Sul catarinense.