Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Abordagem social resulta em internações em Criciúma

Cotidiano
Abordagem social no bairro Pinheirinho, em Criciúma
Foto: Gregori Flauzino / Prefeitura de Criciúma

Cotidiano

Abordagem social resulta em internações em Criciúma

Operação no Pinheirinho acolhe moradores de rua, com internações voluntárias e ações de segurança em Criciúma

CRICIUMA

Uma nova ação de abordagem a pessoas em situação de rua foi realizada na manhã desta segunda-feira (7), no bairro Pinheirinho, em Criciúma. A operação reuniu equipes das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Polícia Militar, Defesa Civil e o setor de limpeza urbana.

Durante a ação, 18 pessoas foram atendidas no Centro POP e cerca de oito aceitaram a internação voluntária para tratamento. A iniciativa dá continuidade às atividades iniciadas em janeiro deste ano, voltadas à reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade — muitas delas com dependência química ou histórico criminal.

“Às 6h desta segunda-feira, estivemos com nossa equipe da Saúde, do Social, e com a Polícia Militar, em uma ação de cuidado e acolhimento às pessoas em situação de rua. Conversamos, ouvimos, encaminhamos para reabilitação e depois para o mercado de trabalho. Essa é uma missão que fazemos também com o coração, porque esse é o nosso compromisso”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.

Segundo a secretária de Assistência Social, Dudi Sônego, o trabalho tem apresentado resultados concretos desde o início do ano, com reflexos visíveis nas ruas da cidade.

“O saldo da ação foi positivo durante essa segunda ação. Desde a ampliação das vagas de internação para o tratamento de dependência química em janeiro, estamos com 135 pessoas em tratamento no nosso município. Isso reflete também nas ruas, muitos dos pontos que haviam pessoas dormindo todos os dias estão diminuindo, representando a redução do problema, principalmente, na grande região do Pinheirinho”, ressaltou.

A operação envolveu profissionais de saúde e assistência social, preparados para oferecer acolhimento imediato àqueles que aceitaram a internação. O secretário de Saúde, Deivid Freitas, destacou a importância da ação conjunta.

“Essa é uma parceria importante pra atuarmos em conjunto. Nesta manhã, conseguimos encaminhar uma média de oito pessoas para a internação, que dura nove meses. Esses cidadãos vão passar por um acompanhamento, desde o encaminhamento para a clínica até o período após a reabilitação, para que consigam atingir o melhor resultado no seu tratamento”, explicou.

No Centro POP, os acolhidos foram orientados quanto aos tratamentos disponíveis. Já os que não aceitaram a internação receberam orientações e, quando possível, serão encaminhados para suas cidades de origem.

Bloqueios e demolição integram ações de segurança e revitalização

Como parte das medidas preventivas, a Defesa Civil realizou o bloqueio das margens da ponte no bairro Santo Antônio, próxima à Avenida Centenário. A ação tem como objetivo impedir novas ocupações irregulares e reforçar a segurança na região.

“No Santo Antônio, bloqueamos os acessos na cabeceira da ponte para evitar que as pessoas entrem e ocupem o local, além de aumentar a segurança, após casos recentes de violência no local. Já no Fábio Silva, demolimos uma casa abandonada que servia de ponto para atividades ilícitas, dentro de uma força-tarefa de limpeza e revitalização do bairro”, concluiu o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes.

A demolição foi realizada na rua Luiz João Milanese, no bairro Fábio Silva. O imóvel, que acumulava lixo e pragas, estava sem manutenção por parte dos proprietários e era ocupado de forma irregular. Após notificações não atendidas, a administração municipal realizou a intervenção para garantir segurança à comunidade.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo