A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) emitiu nota de repúdio à agressão sofrida pelo jornalista Matheus Machado, da Rádio Cidade de Tubarão, na última quarta-feira (3). O profissional foi atacado com um soco por um pedestre durante uma entrada ao vivo no centro do município.
Segundo informações da emissora, Machado comentava as condições do trânsito em uma das pontes da cidade quando percebeu a aproximação de um homem em situação de rua. Ao virar a câmera para filmá-lo, o repórter foi agredido e ofendido verbalmente. Após o episódio, ele registrou um boletim de ocorrência e o agressor foi detido pela Polícia Municipal, mas liberado posteriormente pela Polícia Civil.
A ACAERT destacou em nota que “repudia veementemente toda e qualquer violência contra profissionais de imprensa” e defende a liberdade de imprensa como direito fundamental da sociedade. A entidade também se solidarizou com o repórter e com a emissora.
Matheus Machado, que reside em Laguna, passa bem e segue em atividade. A Rádio Cidade reafirmou seu compromisso com a informação de interesse público e a segurança no exercício do jornalismo. O caso gerou ampla repercussão entre veículos de comunicação do estado.