Cotidiano
Bombas de macrodrenagem são vistoriadas em Tubarão
Processo de licitação para manutenção de equipamento está tramitando

Por
Matheus Machado

As três bombas do sistema de macrodrenagem na área central de Tubarão foram vistoriadas na tarde desta quinta-feira (3). Desde o início do ano, o procedimento ocorre semanalmente para verificar se os equipamentos estão funcionando e têm condições de uso.
A inspeção das duas bombas da Avenida José Acácio Moreira, na margem esquerda, e na casa de máquinas da Rua Lauro Müller, na Margem Direita, foi acompanhada pelo prefeito Estêner Soratto, pelo vice-prefeito Denis Matiola e pelo secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.
Os motores das três bombas foram ligados e estão funcionando adequadamente. “O acionamento dos motores ocorre somente quando o rio enche e as comportas se fecham. Muitas pessoas entram em contato quando começa a chover, solicitando o acionamento, mas o uso do equipamento só é necessário quando há um grande volume de água e o nível do rio sobe”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.
Durante a vistoria, o prefeito Estêner Soratto anunciou que já está tramitando o processo de licitação para manutenção do conjunto de bomba instalado na Avenida José Acácio Moreira, às margens do rio, em frente à Rua Luiz Pedro de Oliveira. “É um equipamento que fica ao ar livre e sofre com as ações do tempo, por isso há necessidade de reforma, troca de peças, já que o desgaste é maior. Em breve, vamos retirar esta bomba para reparos, mas colocaremos uma substituta durante a reforma”, frisa.
Outra informação foi o cadastramento de cinco bombas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal e do projeto de macrodrenagem do Bairro Fábio Silva. O projeto foi elaborado pela Amurel a pedido da prefeitura e, se concretizado, vai favorecer toda a localidade do Fábio Silva que tem, atualmente, um sistema deficiente de drenagem e tubulações muito antigas.
Com informações de PMT.