O papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) o adolescente italiano Carlo Acutis, falecido aos 15 anos por leucemia. A cerimônia, realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, marca a primeira canonização conduzida pelo novo pontífice, eleito em maio. Também foi canonizado o italiano Pier Giorgio Frassati, conhecido por seu trabalho com os pobres e falecido na década de 1920.
Carlo Acutis ficou conhecido por utilizar a internet para evangelizar. Nascido em Londres e criado em Milão, ele criou sites para divulgar milagres e ensinamentos da fé católica, sendo apelidado pelo papa Francisco como “influenciador de Deus”. Desde sua morte, tem atraído jovens devotos em todo o mundo.
A ligação de Acutis com o Brasil foi decisiva para sua canonização. Um milagre atribuído à sua intercessão ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde uma criança com doença congênita grave teria sido curada após orações direcionadas ao jovem. O Vaticano reconheceu oficialmente o caso como milagre em 2020, permitindo a beatificação.