Cotidiano
Cerca de 70 quiosques funcionam irregularmente há 10 anos na capital
Administração municipal afirmou que está montando uma força-tarefa para concluir os processos administrativos de todos esses espaços
Mais de 70 quiosques espalhados pelo Centro e bairros de Florianópolis operam há pelo menos dez anos sem o devido alvará de funcionamento, de acordo com a Aquif (Associação dos Quiosques de Florianópolis). A maioria desses estabelecimentos, incluindo bancas de revista, lanchonetes e chaveiros, está em situação irregular desde 2014, e outros desde 2016.
A Aquif revelou que, em julho de 2024, a prefeitura notificou os proprietários desses quiosques, exigindo que desocupassem as estruturas em 15 dias. Apesar disso, muitos empreendedores contrataram advogados e continuaram a operar, embora temam que, em março de 2025, a retirada definitiva seja exigida.
Em resposta, a Prefeitura de Florianópolis informou que finalizou um levantamento e um relatório sobre os espaços públicos ocupados e desocupados, muitos dos quais estão sendo explorados sem licitação.
A administração municipal afirmou que está montando uma força-tarefa para concluir os processos administrativos de todos esses espaços. Após cumprirem os requisitos necessários, será aberta uma licitação. A prefeitura prometeu lançar o edital ainda este ano para regularizar as ocupações de quiosques na cidade.