Cotidiano
Esqueleto de filhote de baleia-franca é montado em museu do Sul de SC
O animal passou por um processo de maceração antes de ser transportado para o museu
Publicado em
O animal passou por um processo de maceração antes de ser transportado para o museu
Por
Matheus Machado
Cinco meses após encalhar morto na Praia de Ibiraquera, o esqueleto de um filhote de Baleia Franca foi finalmente entregue ao município de Imbituba e montado no Museu Nacional da Baleia. O animal passou por um processo de maceração antes de ser transportado para o museu.
Na época do encalhe, os responsáveis pelo Laboratório de Zoologia da UDESC (LabZoo/UDESC) já haviam comunicado a intenção de doar os ossos do filhote à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), mas a entrega só foi possível após a realização da maceração, que contou com o apoio das equipes da SEMA.
A empresa contratada para a osteomontagem do esqueleto foi a Animals Skeleton, especializada em montagens de esqueletos de grandes mamíferos marinhos. A empresa já havia realizado o trabalho semelhante com um esqueleto de baleia jubarte adulta, que hoje faz parte da exposição permanente do Museu da Baleia de Imbituba. A coordenação técnica do projeto foi feita por Samuel Petri, profissional responsável pela montagem do esqueleto, com a supervisão das equipes da SEMA.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Alisson Pinho Gonçalves, o esqueleto do filhote de baleia será uma importante adição ao acervo do museu, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de conhecer mais sobre a anatomia de uma das espécies mais emblemáticas da região.
“Mesmo sendo um filhote, essa baleia será um atrativo importante para o museu, permitindo que o público compreenda melhor a estrutura desse animal que tem tanta relevância para nosso município”, afirmou o secretário.
Com informações de PMI.