Cotidiano
Obras na ETE Insular de Florianópolis avançam
As obras de modernização da ETE Insular, que incluem a construção de novas unidades de tratamento e a reforma das antigas
A Estação de Tratamento de Esgoto Insular, a principal de Florianópolis, avançou em suas obras de ampliação nesta quinta-feira (20) com a concretagem das estruturas da Casa de Sopradores e Biofiltros, responsáveis pelo tratamento biológico dos efluentes e controle de odores, além do Tanque de Contato de Cloro, que realiza a desinfecção do efluente. A operação foi conduzida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e utilizou cerca de 17m³ de concreto, o equivalente a dois caminhões betoneira.
As obras de modernização da ETE Insular, que incluem a construção de novas unidades de tratamento e a reforma das antigas, visam adequar a estação ao sistema de tratamento MBBR (Reator de Biofilme em Leito Móvel), mais eficiente para aumentar a produtividade e melhorar a decomposição da matéria orgânica. As reformas também envolvem a modernização de estruturas como o Decantador Secundário. O investimento de R$ 245 milhões para a ampliação e modernização está sendo realizado com recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).