Eleições 2024
“Chuva de santinhos” ameaçam lisura das eleições em Tubarão
E.E.B. Profº Noé Abati amanhece com chuva de santinhos, em prática irregular que pode configurar crime eleitoral e impacta negativamente o meio ambiente.
Publicado em
E.E.B. Profº Noé Abati amanhece com chuva de santinhos, em prática irregular que pode configurar crime eleitoral e impacta negativamente o meio ambiente.
Por
Redação
Neste domingo (06/10), dia de eleição municipal em Tubarão, as proximidades da E.E.B. Profº Noé Abati amanheceram com grande quantidade de santinhos jogados no chão, prática conhecida como “chuva de santinhos”. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o derramamento de santinhos em locais de votação no dia da eleição é uma conduta proibida. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reforça que essa prática pode configurar crime eleitoral por “boca de urna”, além de prejudicar a limpeza urbana e o meio ambiente.
As autoridades locais estão de olho nessas infrações e reforçam a importância de denúncias por parte da população, para que medidas possam ser tomadas rapidamente.
Chuva de santinhos na E.E.B. Profº Noé Abati levanta alerta sobre crime eleitoral
Segundo a Justiça Eleitoral, o despejo de material de propaganda eleitoral nas proximidades de locais de votação no dia das eleições é proibido e pode ser configurado como crime eleitoral, conhecido como “boca de urna”. Além de desrespeitar as normas que visam garantir a lisura do processo eleitoral, essa prática prejudica o meio ambiente e a limpeza urbana, causando indignação em muitos eleitores que se deparam com a sujeira ao chegarem para votar.