Futebol
CBF convoca eleição em meio a crise e disputas
A eleição escolherá o novo presidente da CBF para o mandato de 2025 a 2029
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente neste sábado (17) a realização de eleições no dia 25 de maio para definir sua nova diretoria. O edital foi publicado após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade, nomeando Fernando Sarney como interventor. Sarney, que é um dos vice-presidentes da CBF, também assinou o comunicado convocando o pleito e estabelecendo o prazo de inscrição das chapas entre os dias 18 e 20 de maio.
A eleição escolherá o novo presidente da CBF para o mandato de 2025 a 2029, além de oito vice-presidentes e seis membros do Conselho Fiscal – três efetivos e três suplentes. O atual presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, foi o primeiro a confirmar a candidatura ao comando da entidade. Segundo nota divulgada nas redes sociais da FPF, ele conta com apoio de diversas federações estaduais e de clubes das Séries A e B do Brasileirão, embora os nomes não tenham sido especificados.
A candidatura de Reinaldo também recebeu o respaldo da Liga Forte União (LFU), que reúne 32 clubes das duas principais divisões nacionais. Em nota, a LFU criticou a escolha do dia 25 de maio para a votação, já que é um domingo com partidas do Campeonato Brasileiro, o que dificultaria a participação ativa dos clubes no processo. Entre os membros da LFU estão clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Internacional, Atlético-MG e Fluminense.
Um manifesto divulgado na quinta-feira, logo após o afastamento de Ednaldo, trouxe a assinatura de 19 presidentes de federações estaduais. O texto propõe a construção de uma chapa comprometida com uma nova fase para o futebol brasileiro, mas não aponta nomes. Não assinaram o documento as federações da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.
Na eleição, os votos têm pesos diferentes: as 27 federações estaduais têm peso três, os 20 clubes da Série A peso dois e os da Série B peso um. Isso dá vantagem às federações, que, se unidas, podem garantir uma vitória com apenas 23 apoios. Esse desequilíbrio tem sido alvo de críticas por parte dos clubes. Ednaldo Rodrigues, que estava em Assunção para o Congresso da FIFA quando foi afastado, havia anunciado dias antes a contratação de Carlo Ancelotti como técnico da seleção masculina. A decisão judicial que o removeu foi assinada pelo desembargador Gabriel Zefiro, ao considerar inválido o acordo entre CBF e STF que havia validado a eleição de 2022.