Primeiro adolescente com autorização judicial para trabalhar nas redes sociais é de Tubarão

José Henrique “Alma de Aço”, de 13 anos, se destaca com a criação de conteúdos do mundo dos games

Maiquel Machado

Publicado em: 4 de setembro de 2025

12 min.

Com mais de 80 mil seguidores no Instagram, nem mesmo uma doença rara é capaz de atrapalhar o crescimento da popularidade de José Henrique “Alma de Aço”, de 13 anos, morador de Tubarão e apaixonado por jogos de vídeo-game.

No último mês, o adolescente se tornou o primeiro criador de conteúdos a ter um documento para legalizar suas atividades no mundo digital. Após um longo caminho judicial que sua família trilha para realizar o sonho do filho, desde outubro de 2024, quando José Henrique, conhecido por ser portador de uma doença genética rara nos ossos chamada de “Ossos de Vidro”, iniciou a busca pela Justiça.

A conquista do tão sonhado Alvará Judicial, documento que lhe permite exercer legalmente a realização de seus sonhos: ser um criador de conteúdos na internet, bem como participar de campanhas publicitárias e eventos.

O que antes era tudo muito incerto, hoje é considerado um alívio e segurança para o adolescente a para sua família, pois as atividades do pequeno influenciador, sempre foram acompanhadas de perto pelos pais, assim como seu ótimo desempenho escolar, mas a legislação a respeito de tal matéria ainda é muito vaga.

Desta forma, os pais buscaram apoio jurídico para que o filho pudesse realizar seu sonho de forma segura, correta e legalizada. “Sempre incentivamos o José a buscar a excelência nos estudos, e em tudo que ele fizer, pois é algo que ele vai sempre se orgulhar, de buscar se aperfeiçoar, e sempre apoiamos ele nos sonhos dele. Por isso, buscamos entender como funciona o mundo dos criadores de conteúdo, a legislação (que é muito vaga nesse sentido) e com isso, buscamos apoio de um advogado que nos ajudou a conquistar esse documento tão especial para o José”, ressaltam seus pais Flávia e José Henrique.

. Ele tem o acompanhamento psicológico frequente, devido à Osteogênese Imperfeita, e sempre temos o feedback dos profissionais de saúde que cuidam dele. E durante o processo para obtenção do Alvará, foi feito todo um estudo pelo fórum e Ministério Público, com Psicóloga, Assistente Social, relatórios do desempenho escolar do José (que é o melhor aluno do colégio, com o boletim “média 10”), e com o processo, a equipe do fórum viu que já temos uma rotina bem regrada para o José, onde ele tem os horários de estudo dele que são “sagrados”, tem o restante do tempo dele para brincar e para a criação de conteúdo em si. Sempre prezamos que seja algo divertido pra ele, e que não seja nada em excesso, pois como toda criança, se deixar ele quer ficar em Live e gravando vídeos dos jogos dele o tempo todo. Mas prezamos pela saúde dele em primeiro lugar. E como sempre participamos desse “mundo da criação de conteúdo” com ele, seja acompanhando em eventos, seja ajudando a gravar, seja supervisionando as redes sociais dele, buscamos sempre manter essa atividade do José o mais leve possível para ele”, finalizam.

José Henrique “Alma de Aço”: de “O Menino dos Ossos de Vidro” ao “O Seu Gamer Topetudo Favorito”

Apesar da pouca idade, ele já carrega uma história de vida marcada por coragem, superação e inspiração. Diagnosticado com osteogênese imperfeita, doença rara conhecida como “Ossos de Vidro”, José enfrentou desde cedo limitações que o impedem de correr, jogar bola ou brincar como a maioria das crianças. Mas se a fragilidade física lhe impôs barreiras, a força de sua alma — por isso é chamado por sua família de José Henrique “Alma de Aço” — o levou além.

Apaixonado pelo universo dos games, José transformou sua paixão em caminho e encontrou, na criação de conteúdo, uma forma de expressar sua alegria e esperança. Foi assim que nasceu o personagem carinhosamente chamado de “Seu Gamer Topetudo Favorito”, que já encanta milhares de seguidores em suas transmissões e vídeos.

Mas a grande virada aconteceu de forma leve e inesperada. Em uma brincadeira descontraída, sem qualquer intenção comercial, José gravou um vídeo segurando uma latinha de BalyKids — bebida gaseificada cheia de vitaminas e minerais, reduzida em açúcares e que só faz bem para as crianças. No vídeo, ele dizia: “Sextou galera, tô aqui com meu BalyKids, jogando no meu PC”, e ainda recomendava a linha completa de Baly Energy Drinks para os amigos e para a família.

O resultado surpreendeu: o vídeo viralizou, ultrapassando 1,2 milhão de visualizações e fazendo José saltar de pouco mais de 900 seguidores para mais de 40 mil em apenas uma noite. Hoje, já soma mais de 82 mil seguidores no Instagram, mesmo sem monetização em nenhuma rede social.

Sua trajetória ganhou ainda mais destaque nacional quando realizou o sonho de participar da Brasil Game Show (BGS) 2024, o maior evento de games da América Latina e o segundo maior do mundo. O convite veio por meio de Juninho, gerente da Pichau. Para que o sonho fosse possível, uma verdadeira corrente de solidariedade se formou, garantindo não apenas a viagem, mas também dias inesquecíveis.
Na BGS, José Henrique, Alma de Aço, além de subir no palco da Pichau ao lado de Celso Portiolli e dos meninos da Creative Squaddd, teve a honra de conhecer pessoalmente João Pichau, dono e fundador da Pichau, o Maior E-Commerce Gamer da América Latina.

Outro marco aconteceu no dia 14 de agosto de 2025, quando a família recebeu a notícia da expedição do tão aguardado Alvará Judicial, que autorizou José a atuar oficialmente como criador de conteúdo digital. Nesse mesmo dia, chegou outro presente: o convite para participar do Prêmio eSports Brasil (PEB), a maior premiação de eSports da América Latina.

José Henrique se tornou o mais jovem adolescente da história a participar do evento, dividindo espaço com gigantes CazéTV, Paulinho O Loko, Luqueta, Gordox e Nobru, entre outros grandes nomes.

Ainda no início deste ano de 2025, José participou da GamesCom Latam, onde conheceu pessoalmente o streamer Brino, que já havia lhe enviado uma mensagem de aniversário em março (assim como tantos outros influencers e celebridades como João Pichau e sua Esposa, Juninho Pichau, Careca da Pichau, Madruguinha, Augusto da Mancer, Dalmoro, Viny, Ledo, ReisRaff, J3ipy, Geléia, Feuripe, Hurtig, Bruno Extryzeee, Gustavo Indavírus, Lauro Antigo, Irineu Nicoletti, LoliGebien, Mário do Grau, Sargento Junkes, Alê Correa, Nilton Hang, Gustavo Miotto, Amandinha e é claro, a “Legião Topetuda” seus fiéis seguidores que o parabenizaram em seu aniversário). Dessa amizade nasceu até uma live juntos, um sonho realizado para o jovem gamer. José também foi convidado para um evento na ESPM, maior faculdade de Marketing e Propaganda do Brasil. Lá, reencontrou Brino e teve a oportunidade de conhecer de perto nomes como os ex-BBBs Amandinha, Rodrigo Mussi, Pedro Scooby, além da ex-A Fazenda Pétala e o queridíssimo J3ipy.

Ainda assim, sua caminhada exige luta diária. O tratamento da Osteogênese Imperfeita é intenso e custoso, envolvendo fisioterapia, hidroterapia, natação, cirurgias e medicamentos que ultrapassam R$ 50 mil por mês. Sem auxílio governamental, a família depende da solidariedade de amigos e apoiadores. Para ajudar, foi criada uma Vakinha Online, além do PIX (+55 48 99665-4813), onde cada contribuição representa esperança de uma vida melhor para José.

Hoje, o influenciador carrega dois títulos: o de “Menino dos Ossos de Vidro”, símbolo de luta e perseverança, e o de “Seu Gamer Topetudo Favorito”, que diverte e inspira uma comunidade de fãs que cresce a cada dia. Ele também é o primeiro adolescente no Brasil a conquistar um alvará judicial para exercer legalmente suas atividades como criador de conteúdo, participando de eventos, campanhas publicitárias e ações — sempre acompanhado pelos pais, José Henrique e Flávia.

A história de José Henrique, Alma de Aço, é a prova de que os maiores obstáculos podem se transformar em degraus para a vitória. Entre fragilidade e força, limitações e sonhos, ele nos ensina que não existe doença capaz de impedir um coração cheio de fé e coragem de brilhar



× SCTODODIA Rádios