Cotidiano
Florianópolis amplia malha cicloviária da capital
Com a cidade ultrapassando 250 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o mais recente avanço promete conectar a Beira-Mar Norte, o Centro e o Sul da Ilha
Florianópolis continua a investir em mobilidade sustentável com a ampliação de sua malha cicloviária, um movimento que visa melhorar a infraestrutura para ciclistas e tornar o uso da bicicleta mais seguro e acessível. Com a cidade ultrapassando 250 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o mais recente avanço promete conectar a Beira-Mar Norte, o Centro e o Sul da Ilha, resolvendo um antigo gargalo para os ciclistas e proporcionando uma nova alternativa de mobilidade para os moradores e visitantes.
A nova obra, que adicionará 1,6 km de ciclovia à cidade, vai interligar a ciclovia da Beira-Mar Norte aos trechos da avenida Hercílio Luz e do bairro José Mendes, permitindo uma ligação direta até o Sul da Ilha. Esse novo percurso resolve uma dificuldade enfrentada pelos ciclistas que utilizam a Beira-Mar Norte, onde a ciclovia termina perto da Estação de Tratamento de Esgoto da Casan, dificultando a continuidade do trajeto.
Com a ampliação, será possível seguir pela avenida Governador Gustavo Richard até a rua Silva Jardim, conectando-se à Avenida Mauro Ramos. O trajeto também passará pelo CentroSul e pela passarela Nego Quirido, estabelecendo uma conexão vital com o bairro José Mendes, um dos principais acessos para quem pedala em direção ao Sul da Ilha.
Além disso, a obra prevê a implantação de uma nova travessia cicloviária e de pedestres na Avenida Governador Gustavo Richard, na altura da rua Procurador Abelardo Gomes. Com semáforos acionados por botões, o novo trecho também vai facilitar a conexão com a Avenida Hercílio Luz.