Cotidiano
Maiara é envolvida em fraude milionária
A cantora teve seu nome vinculado a uma campanha ilegal para venda de medicamentos para emagrecer
A cantora sertaneja Maiara, da dupla Maiara & Maraisa, teve seu nome vinculado a um golpe digital para venda de um medicamento para emagrecer sem eficácia comprovada e sem liberação dos órgãos competentes. O esquema criminoso usou inteligência artificial (IA) para alterar sua voz e imagem da cantora na edição de uma reportagem do programa Fofocalizando, do SBT.
No vídeo manipulado e compartilhado pelos criminosos nas redes sociais, Maiara estaria divulgando o medicamento. O intuito é enganar o público e induzir à aquisição do produto, colocando ainda em risco a saúde das pessoas. O caso gerou revolta nas redes sociais e levou a emissora e os advogados da cantora a tomarem medidas judiciais para barrar a fraude.
A fraude foi exposta pelo programa Fofocalizando, que também foi envolvido no golpe. A direção do programa garante que a reportagem original do programa foi adulterada com o uso de IA, alterando a fala da cantora para que parecesse que ela estava promovendo o medicamento milagroso para emagrecer. Os golpistas ainda se utilizaram do atual momento de Maiara, que perdeu 30 quilos.
O apresentador do programa, Gabriel Cartolano, explicou no ar que os golpistas pegaram um trecho de uma entrevista onde Maiara falava sobre seu processo de emagrecimento e modificaram a voz dela com IA, fazendo parecer que ela indicava o remédio. “Isso é crime!”, denuncia.
A reportagem verdadeira, que havia ido ao ar em março deste ano, mostrava Maiara explicando que seu emagrecimento foi resultado de procedimentos médicos sérios, como bariátrica, lipoaspiração e acompanhamento profissional.
Ainda não se sabe o número de pessoas enganadas pelo golpe, nem quando a fraude começou a circular na internet. As investigações seguem em andamento e a orientação é que ninguém compre medicamentos de emagrecimento sem prescrição médica.