Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Navegantes cria banco de ração para pets resgatados

Cotidiano
Navegantes Cria Banco De Racao Para Animais Resgatados
Foto: PMN/Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Navegantes cria banco de ração para pets resgatados

A iniciativa vai arrecadar e distribuir alimentos, remédios e utensílios para pets atendidos por ONGs, voluntários e pessoas em vulnerabilidade social

A recém criada Secretaria Municipal de Proteção e Cuidado Animal implantou o Banco Navegantino de Ração e Utensílios Pet, que foi criado pela Lei 3.874/2024. Com isso, a pasta agora poderá arrecadar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios e itens como guias, remédios e coleiras, dentre outros, para animais atendidos por ONGs, voluntários ou sob posse de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“A instituição do banco de ração e utensílios pet é uma medida que complementa as políticas de saúde animal vigentes em Navegantes”, explica a secretária de Proteção e Cuidado Animal, Sol Dapper. Dessa forma, o banco pretende estender os atendimentos ofertados gratuitamente pela prefeitura, alcançando cada vez mais animais, a fim de oferecer a eles melhores condições de vida e saúde.

Os alimentos e objetos que compõem o banco serão provenientes de apreensões realizadas pela prefeitura, cedidos por órgãos municipais, estaduais ou federais. Eles também poderão ser doados por pessoas físicas ou jurídicas.

Conforme a titular da pasta, algumas famílias têm dificuldades para dar continuidade ao tratamento do seu pet depois que ele deixa o Departamento de Bem Estar Animal (Daba). “Há casos, por exemplo, em que o animal é castrado e precisa apenas da roupa cirúrgica, de uma caixa de transporte ou de algum medicamento”, relata. Quaisquer itens úteis aos pets podem ser doados: mantas, guias, coleiras, medicamentos, caixas de transporte, brinquedos e roupas, assim como petiscos, rações e gêneros alimentícios, perecíveis ou não.

“A lei que aprova a instituição do banco é mais um marco para a história do bem-estar animal da nossa cidade”, celebra a secretária. “E o aproveitamento dos itens apreendidos ou doados supre necessidades que parecem pequenas, mas elas certamente fazem muita diferença para os animais e seus tutores”, arremata.

Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em doar ao banco devem se dirigir à Secretaria de Proteção e Cuidado Animal, na rua João Emílio, 100, Centro, no Paço Municipal. Para esclarecer dúvidas, o contato é (47) 3342-9500.

Continue lendo
Topo