Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação “Legado” combate tráfico familiar em SC

Segurança
Download 3
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Segurança

Operação “Legado” combate tráfico familiar em SC

A ação tem como foco o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, no âmbito de uma investigação sobre crimes de tráfico de drogas

Na manhã desta sexta-feira (7), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em colaboração com a Promotoria de Justiça da Comarca de Cunha Porã, deflagrou a Operação “Legado”. A ação tem como foco o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, no âmbito de uma investigação sobre crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico dentro de uma organização criminosa.

A investigação revelou a atuação de um grupo criminoso composto, entre outros, por seis membros de uma mesma família, envolvidos em atividades de tráfico de drogas e associação para o tráfico na cidade de Cunha Porã. O patriarca da família e um de seus filhos foram presos durante a apuração, junto a outros dois membros do grupo criminoso. Também está sendo investigado o possível envolvimento de alguns dos suspeitos com uma facção criminosa originária do Rio Grande do Sul.

Os 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos municípios, incluindo Cunha Porã (SC), Chapecó (SC), Iraí (RS), Planalto (RS) e Sarandi (RS). A operação envolveu um grande esforço de mobilização, com equipes de forças policiais nas ruas e unidades prisionais para dar cumprimento às ordens judiciais.

A operação contou com a colaboração de Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, integrantes do GAECO de Santa Catarina, além de Policiais Civis, Militares e Penais de Santa Catarina, e também de Policiais Civis e Penais do Rio Grande do Sul. A ação foi realizada de forma coordenada, buscando garantir a efetividade das medidas judiciais e a prisão dos envolvidos.

O nome da operação, “Legado”, foi escolhido devido aos ensinamentos criminosos transmitidos pelo patriarca da família investigada aos seus cinco filhos, todos alvos das buscas e apreensões. O nome faz referência ao legado criminoso que se perpetuou dentro dessa organização familiar.

A investigação segue sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas quando houver a publicidade dos autos. O GAECO, que lidera esta operação, é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Seu objetivo principal é identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas no estado.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo