Bandido tenta despistar polícia com harmonização facial

Criminoso exercia função de liderança em uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro

Maiquel Machado

Publicado em: 13 de março de 2025

3 min.

Nesta quinta-feira, 13, foi preso um criminoso apontado como um dos três pilares da hierarquia de uma das maiores facções criminosas carioca, o Terceiro Comando Puro, do Complexo da Maré. Luiz Carlos de Lomba, o “Chocolate”, que exercia o papel de “químico” da organização criminosa, responsável pela avaliação, aprovação ou reprovação da qualidade/pureza da cocaína comercializada pelo grupo na região.

Policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF), da 21ª DP (Bonsucesso) e da 143ª DP (Itaperuna), com apoio da Polícia Militar, localizaram o foragido em Itaperuna durante diligências da megaoperação Espoliador, realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro para prender foragidos da Justiça.

No momento da captura, o criminoso passava por uma consulta de avaliação de um procedimento estético. Ele havia feito uma harmonização facial com o objetivo de alterar sua aparência para despistar a polícia, evitando assim pagar pelos crimes cometidos. Segundo as investigações, ele não atuava mais presencialmente na Maré, “trabalhando” em esquema de home-office para a facção.

Contra ele, havia um mandado de prisão, expedido pela Justiça em 2024, pelos crimes de associação criminosa e roubo. Ele é investigado em, pelo menos, 35 procedimentos criminais. Chocolate forma o tripé do TCP na Maré, ao lado de outros dois comparsas de vulgo “Bill” e “Mangolé”.

A operação Espoliador está em andamento. Mais de 700 agentes realizam diligências em todo o Estado e, até o momento, 448 criminosos foram capturados.



× SCTODODIA Rádios