Política
São José planeja novos complexos para Beira-Mar
O município realizou um evento com foco nos projetos para a criação de um complexo náutico e um complexo de eventos
A Prefeitura de São José promoveu, na quinta-feira (27), um encontro com empresários e autoridades na Aemflo e CDL para apresentar as Propostas de Manifestação de Interesse (PMIs) relacionadas ao desenvolvimento da Beira-Mar. O evento teve como foco os projetos para a criação de um complexo náutico e um complexo de eventos, visando transformar a área em um novo centro de lazer, turismo e negócios, que contribuirá para o fortalecimento da economia local.
As PMIs foram elaboradas pela iniciativa privada e apresentam propostas para a construção de um complexo náutico, espaços para eventos e melhorias na infraestrutura da orla. O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressaltou a relevância do projeto para o crescimento da cidade e a valorização da região costeira de São José. A apresentação permitiu que empresários e representantes do setor produtivo conhecessem mais detalhes dos projetos e discutissem a possibilidade de parcerias para a execução das iniciativas.
A Prefeitura garantiu que o processo será conduzido com total transparência e que todos os interesses da população serão considerados. Os editais do PMI, a serem lançados em breve, exigem que os projetos apresentem estudos de arquitetura, engenharia, planejamento ambiental, operacional e planos de negócios para as novas estruturas propostas para a Beira-Mar.
Silvinei Vasques, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, explicou que as PMIs servirão para avaliar a viabilidade técnica e financeira dos projetos, com o objetivo de garantir que as propostas sejam sustentáveis e viáveis a longo prazo. Ele reforçou que a cidade busca atrair investimentos para criar um polo turístico e de negócios de relevância nacional.
Edilson Alzemiro Vieira, vice-presidente da Câmara de Vereadores, também participou do evento e destacou a importância dos projetos para o desenvolvimento da cidade em direção ao mar, transformando a baía da Beira-Mar em uma área vibrante e dinâmica. Para ele, os complexos contribuirão para o crescimento da cidade e atrairão mais turistas e investidores.
O processo de seleção dos projetos será aberto a pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que atendam aos requisitos dos editais. Após a publicação dos documentos, os interessados terão 15 dias para se inscrever e 150 dias para apresentar suas propostas. Uma comissão de avaliação escolherá o melhor projeto, e o modelo de concessão será definido posteriormente, podendo durar até 35 anos. Não haverá custos para a Prefeitura durante essa fase.
Os estudos solicitados para o complexo náutico devem incluir áreas para atracação de embarcações, comércio e serviços, esportes náuticos, gastronomia, hotéis, escola do mar, trapiche e espaços de lazer. Já o complexo de eventos deverá envolver a reestruturação do Centro Multiuso, construção de uma arena coberta para esportes e eventos, além de áreas gastronômicas, auditórios e estacionamento.