Meio Ambiente
São José reforça limpeza de rios para evitar alagamento
As ações envolvem a retirada de lixo, entulhos e sedimentos de rios, canais e galerias pluviais
A Prefeitura de São José mantém um cronograma contínuo de limpeza e desassoreamento de rios, valas e córregos para aumentar a vazão da água e minimizar os impactos das chuvas. Sob coordenação da Secretaria de Infraestrutura, mais de sete locais receberam esses serviços no primeiro trimestre deste ano, resultando na remoção de mais de 500 caçambas de entulho, totalizando mais de seis mil metros cúbicos de material.
As ações envolvem a retirada de lixo, entulhos e sedimentos de rios, canais e galerias pluviais. Atualmente, duas retroescavadeiras especializadas atuam no córrego do Bairro Fazenda Santo Antônio, enquanto outra opera no Rio Forquilhas, próximo à Avenida Gervásio José da Silva. O desassoreamento é essencial para evitar alagamentos e preservar a qualidade da água, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Os serviços são executados com cuidado para minimizar impactos ambientais e fazem parte do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, iniciado em março de 2022. Com um investimento de R$ 20 milhões, o programa também inclui ações complementares, como limpeza de resíduos descartados irregularmente, roçagem, manutenção da drenagem e reparos em infiltrações.