Criciúma
Jacinto Machado tem primeiro caso de dengue em 2025
Jacinto Machado registra o primeiro caso de dengue em 2025 e reforça ações de prevenção e conscientização no município

Jacinto Machado confirmou nesta terça-feira (1º) o primeiro caso de dengue registrado no município em 2025. A paciente é uma mulher de 33 anos, que apresentou os sintomas na semana anterior. Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de um caso alóctone — ou seja, a infecção ocorreu fora do município.
A secretária municipal de Saúde, Juliane Tronbim, explicou que a paciente foi internada na terça-feira da semana passada, e que a coleta de sangue foi feita no dia seguinte. “Já tínhamos um primeiro resultado de um teste rápido, mas a confirmação oficial foi obtida no dia 1º”, afirmou.
A mulher recebeu alta no último sábado (30) e segue em recuperação na casa de familiares. De acordo com a técnica de enfermagem Cleia Borges Dal Pont e o enfermeiro Renato Bellettini Bristot, do setor de Epidemiologia, a paciente foi tratada com hidratação intravenosa e segue em tratamento sintomático. “A dengue é uma doença com melhora gradativa”, explicaram.
Após a notificação do caso suspeito, equipes de saúde vistoriaram a residência e o local de trabalho da paciente, além das áreas próximas. Nenhuma larva do mosquito Aedes aegypti foi encontrada, o que reforça o diagnóstico de caso importado.
Em 2024, Jacinto Machado também registrou apenas um caso de dengue, igualmente contraído fora da cidade. Mesmo com o baixo número de casos, a secretária Juliane Tronbim fez um alerta à população:
“Embora estes casos tenham sido importados de fora, fica o alerta a todos os munícipes para tomarem os devidos cuidados para evitar que a doença atinja mais pessoas em Jacinto Machado.”
Como parte das ações de prevenção, a Secretaria de Saúde promoveu nesta sexta-feira (4) uma blitz educativa. A iniciativa contou com a participação de servidores da Epidemiologia e Agentes Comunitárias de Saúde, que percorreram a cidade levando informações e orientações à população.