Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Mulheres podem implantar DIU gratuitamente em BC

Saúde
Mulheres Podem Implantar DIU Gratuitamente Em BC

Saúde

Mulheres podem implantar DIU gratuitamente em BC

O primeiro mutirão foi no último sábado e, a partir de agora, tem atendimentos aos sábados, até agosto, em Balneário Camboriú

As mulheres que tiverem interesse em implantar um Dispositivo Intrauterino (DIU) e não tem condições financeiras para isso, podem se inscrever nos mutirões da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú. A primeira ação de 2025 foi neste sábado (5), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro dos Municípios. Ao todo, 21 mulheres passaram pelo procedimento entre 8h e 18h. Das 70 agendadas, 40 compareceram à unidade.

Apesar da alta procura, nem todas as inserções puderam ser realizadas. Segundo Larissa Scheeren Thomas, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e gerente da UBS, isso ocorre por fatores anatômicos ou técnicos. “Nem todos os procedimentos são bem-sucedidos de primeira. Fatores como útero muito fechado ou questões anatômicas podem impedir a inserção no momento, mas as mulheres são orientadas a retornar em outra data”, explicou.

A funcionária pública P. F., de 40 anos, foi uma das pacientes atendidas. “O atendimento foi bem rápido. Em uma semana eu já fui chamada. Eu estava consultando o meu bebê aqui no posto, vi o anúncio, perguntei e me encaminharam. Agora estou pronta pra colocar o DIU”, relatou.

A UBS do Bairro dos Municípios foi escolhida como unidade referência para os mutirões por reunir fatores estratégicos: alta demanda pelo método contraceptivo, estrutura adequada e histórico consolidado de realização do procedimento. A unidade já oferecia o serviço anteriormente, o que contribuiu para a criação de uma cultura local de procura.

A fila de espera para a inserção de DIU, que já chegou a reunir cerca de 800 mulheres, foi totalmente eliminada. Atualmente, não há tempo de espera: a mulher interessada consegue agendar o procedimento diretamente em sua UBS de referência ou nos mutirões.

Entre julho de 2024 e março de 2025, 610 mulheres foram atendidas pela Secretaria de Saúde, 400 delas durante os mutirões, que ocorrem sempre aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na UBS do Bairro dos Municípios. Mulheres interessadas devem procurar sua unidade de saúde de referência para agendamento.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo