Segurança
Segurança Pública registra mais de 3,6 mil ocorrências
Das ocorrências atendidas pelos agentes de trânsito de Balneário Camboriú, mais da metade ficaram a cargo da Guarda Municipal
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú divulgou o balanço das ações realizadas no mês de março de 2025. No total, foram registradas 3.624 ocorrências atendidas pelos Agentes de Trânsito e pela Guarda Municipal.
A Guarda Municipal foi responsável por 2.353 atendimentos, com destaque para averiguações (717), abordagens (375) e casos de perturbação do sossego (188). Durante o mês, também foram realizadas 41 operações conjuntas com a Fiscalização de Atividades Urbanas, com foco no uso indevido de equipamentos sonoros em locais públicos e na venda irregular de produtos sem procedência ou alvará.
A Guarda Municipal Ambiental atuou em 73 ocorrências relacionadas à captura, busca ou resgate de animais. Além disso, 83 pessoas foram conduzidas à Central de Plantão Policial (CPP). Destas, 16 estavam com mandado de prisão em aberto. Também foram efetuadas prisões por crimes como furto (8), ameaça (6), lesão corporal (4) e tráfico de drogas (2).
“Atingimos uma marca histórica para a segurança pública da cidade. Apenas nos últimos dez dias de março, conseguimos retirar 15 foragidos da justiça das ruas, incluindo estupradores, traficantes, ladrões e até um homicida condenado”, diz o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann
Os Agentes de Trânsito, por sua vez, atenderam 1.271 ocorrências. Entre as principais, estão as averiguações (133), estacionamento em local proibido (120) e em rebaixos de meio-fio (109). O mês contabilizou ainda 37 barreiras de trânsito, que resultaram em 1.045 abordagens, 474 autuações, 120 remoções de veículos e 24 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool.
Na fiscalização de ciclomotores e veículos autopropelidos, foram registradas 726 abordagens, com 24 remoções, 18 autuações, 13 liberações e 35 retenções para regularização. A equipe de fiscalização de transportes também realizou 399 abordagens, com 116 autuados, 18 veículos removidos e 33 veículos abandonados retirados das vias públicas.
Outro destaque foi o aumento expressivo no número de infrações no primeiro trimestre de 2025: foram 537 registros, um crescimento de 1.018% em comparação ao mesmo período de 2024. A maioria das infrações (61%) foi cometida por motocicletas e ocorreu no período diurno (62%).
Somente em março, foram contabilizadas 280 infrações relacionadas ao uso de som em volume ou frequência proibidos, escapamentos irregulares e alterações veiculares para aumento de potência do motor.
“Essas práticas causam poluição sonora e emissão excessiva de gases, sendo infrações graves de trânsito e, em certos casos, crimes ambientais. Nossas fiscalizações são feitas diariamente, com patrulhamento e barreiras de controle viário,” ressalta Hoffmann.