Tempo
Chuva intensa: Imbituba já registra oito desabrigados
Aulas da rede pública municipal estarão suspensas nesta sexta-feira, 11

Por
Maiquel Machado
As fortes chuvas que atingem Imbituba desde a noite dessa quarta-feira, 09, provocaram alagamentos severos e a Administração Municipal decretou situação de emergência nesta quinta-feira, 10. A decisão foi tomada durante reunião do Gabinete de Crise, convocado para definir ações imediatas que visam minimizar os impactos do temporal e garantir a segurança da população.
Com o agravamento da situação, também foi decidido que as aulas da rede pública municipal estarão suspensas nesta sexta-feira, 11, como medida preventiva para proteger estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Segundo a Defesa Civil do município, até o meio da tarde desta quinta-feira, 10. o volume de chuva acumulado já chegava a 126 mm, número equivalente à média esperada para todo o mês de abril. Imbituba é o segundo município no ranking das chuvas, ficando atrás apenas de Florianópolis. A previsão indica que as chuvas devem continuar, com maior intensidade, pelo menos até a noite desta quinta-feira, 10.
Todos os bairros de Imbituba foram atingidos, sendo que Nova Brasília, Mirim e Arroio registraram os maiores danos. Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e demais secretarias seguem mobilizadas, monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias afetadas. Até o momento, oito pessoas estão desabrigadas.
A decretação de situação de emergência permite que o município adote medidas legais e operacionais especiais para lidar com os danos causados. Além disso, abre caminho para a solicitação de recursos estaduais e federais destinados às ações de resposta, socorro e reconstrução. “Esses recursos são essenciais para que possamos realizar ações de assistência à população, recuperar estruturas danificadas e restabelecer a normalidade o quanto antes”, destacou o prefeito Michell Nunes.
A Defesa Civil reforça o pedido para que a população evite sair de casa, transitar por ruas alagadas ou tentar atravessar pontos com acúmulo de água. Em caso de emergência, a comunidade deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.