Trânsito
Morro dos Cavalos: SC pode cobrir parte dos custos
Ideia sugere que construção do contorno tenha contribuição do Governo Estadual com cerca de R$ 370 milhões
Diante dos recorrentes casos de interdição do tráfego na região do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, o Governo Estadual irá aprofundar os estudos de viabilidade para a construção de um contorno viário como alternativa a via.
De acordo com a secretaria de Comunicação Social (Secom), a secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) será responsável por fazer o levantamento de dados. Após esta etapa, e uma vez que a alternativa for viável, a proposta será apresentada ao Governo Federal.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lembrou que a pauta é antiga e alegou que está na hora de propor uma solução concreta. “Já autorizei a Secretaria [SIE] a estudar alternativas, inclusive um contorno que seria mais barato que um túnel”, revelou.
Parceria entre os Governos
Ele também declarou que o Estado é parceiro para dividir os custos da obra. “A gente briga pelo o que é nosso, mas a gente também conversa para se chegar a uma solução”, disse.
Se um acordo entre as partes for fechado, a ideia é que Santa Catarina contribua com cerca de R$ 370 milhões. Dinheiro esse que corresponde ao valor aplicado pelo Estado em obras federais em gestões anteriores.
Atualmente, o governo catarinense cobra à União esse ressarcimento. Algo que deixaria de acontecer caso o Governo Federal aceite o auxílio do Governo Estadual nos custos da eventual obra no Morro dos Cavalos.
Urgência do contorno

Carreta tomba e pega fogo ao tentar realizar uma curva no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Foto: PRF/Divulgação
A construção de uma rota alternativa na região é vista como uma necessidade urgente, haja vista que o local enfrenta constantes congestionamentos e apresenta risco elevado de acidentes. O caso mais recente aconteceu no último domingo (06), quando uma carreta carregada de combustível explodiu após tombar, ocasionando um incêndio de grandes proporções na BR-101 e filas quilométricas em ambos os sentidos da rodovia.