Cotidiano
Projeto devolve visão e autoestima para idosos
Procedimento para realizar cirurgia de blefaroplastia é destinado para idosos atendidos pela Afasc em Criciúma
Idosos atendidos pelo Serviço do Idoso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) estão recuperando a qualidade de vida graças a um projeto social inovador. Uma clínica de estética da cidade, abriu suas portas, para realizar cirurgias de blefaroplastia, procedimento que remove o excesso de pele das pálpebras, melhorando a visão e a autoestima dos pacientes.
“O procedimento não é apenas estético, mas uma oportunidade de devolver a qualidade de vida aos nossos idosos”, considera a presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan.
O projeto “Beleza é Ser Solidário”, idealizado pelo cirurgião plástico Luciano Schutz e sua equipe, já beneficiou inúmeros idosos da Afasc ao longo de sete anos. As cirurgias, que corrigem um problema que muitas vezes dificulta a visão e o dia a dia dos idosos, são realizadas gratuitamente, proporcionando uma transformação que vai além da estética. “A correção das pálpebras previne problemas como desequilíbrio e quedas. Em apenas 20 minutos, podemos ajudar a evitar esses riscos e devolver a alegria de viver aos nossos pacientes”, comenta o cirurgião.
Como funciona o projeto
Os idosos que participam do projeto são todos inscritos no Serviço do Idoso da Afasc, que passam por conversas com a assistente social e assim que é confirmado que podem passar pela cirurgia gratuita, são encaminhados para as consultas pré-operatórias, agendadas pela clínica em parceria com o CCTI.