Bem-estar
Cinoterapia auxilia crianças com TEA em Criciúma
A estreia da atividade ocorreu nesta quinta-feira (17)

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), em parceria com o Canil K9 do 9º Batalhão da Polícia Militar, deu início ao projeto “Cinoterapia – Uma atividade assistida por cães/Mascote Amigo”. A iniciativa busca promover o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da entidade.
A estreia da atividade ocorreu nesta quinta-feira (17), no próprio canil da PM, com a participação de cinco crianças dos Grupos 4, 5 e 6 dos CEIs. A terapia será realizada semanalmente, sempre às quintas-feiras.
Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Infantil da Afasc, Taís Freitas, a interação com os cães contribui para avanços na comunicação, socialização e qualidade de vida das crianças. “É uma terapia que ajuda muito no emocional e no desenvolvimento motor”, afirmou.
A presidente de honra da Afasc, Gisele Bolan, e o diretor executivo, Juceli Alano, acompanharam a primeira sessão. Gisele destacou a importância da parceria com a Polícia Militar e os impactos positivos da técnica: “A cinoterapia quebra barreiras e contribui para o progresso social e emocional das nossas crianças.”
A Cinoterapia, ou Terapia Assistida por Cães (TAC), é uma abordagem reconhecida por promover benefícios físicos, psicológicos e sociais, sendo especialmente eficaz no apoio a pessoas com TEA.