Turismo
Turismo em SC segue forte após o verão 2025
O turismo em Santa Catarina ganha novo impulso com o feriado prolongado de abri
Com o fim da alta temporada de verão, o turismo em Santa Catarina ganha novo impulso com o feriado prolongado de abril. O aumento do fluxo em rodovias, aeroportos e pontos turísticos destaca a relevância dessas datas para a economia do estado. Além disso, reforça o desafio de reduzir os efeitos da sazonalidade, mantendo o setor ativo durante todo o ano.
Nos últimos anos, o estado tem atraído cada vez mais turistas internacionais, impulsionados pela ampliação das rotas aéreas promovida pelo governo de Jorginho Mello. Esse movimento tem trazido visitantes com maior poder aquisitivo e estadias mais longas, o que gera impactos positivos em diversos setores, como hotelaria, gastronomia e no trabalho informal.
Durante a temporada de verão 2024/2025, por exemplo, Florianópolis registrou um aumento de 556% no número de turistas vindos do Uruguai. Embora a capital concentre grande parte do turismo, o desafio agora é descentralizar esse crescimento e estimular o turismo em outras regiões do estado, fortalecendo o turismo regional.
A movimentação turística também impulsiona o mercado de trabalho, com aumento nas contratações durante o verão. A expectativa é de que esse ritmo continue com os voos planejados para o inverno. Eventos como a Osterfest, em Pomerode — a maior festa de Páscoa da América Latina —, e outras programações em cidades como Itapema, Florianópolis, Brusque e São Joaquim, fortalecem o calendário turístico catarinense. Essa união entre governo, setor privado e profissionais do turismo posiciona Santa Catarina como um destino atrativo o ano inteiro.