Mundo
Clubes de SC lamentam falecimento do Papa Francisco
Finalistas do Estadual em 2025 e outras duas equipes relembram vínculo com o Pontífice

Por
Luiza Salvador
O falecimento do líder máximo da Igreja Católica,o Papa Francisco, comoveu a comunidade internacional nesta segunda-feira (21). Em nota, alguns clubes de Santa Catarina lamentaram o acontecimento e relembraram as vezes em que Francisco recebeu uma camisa dos times.
Avaí Futebol Clube
Sucinta, a nota do atual campeão catarinense expressa:
“Com profundo pesar, nos despedimos de Sua Santidade, o Papa. Líder espiritual de milhões, deixa um legado de fé, esperança e união. Que descanse em paz.”
Caravaggio Futebol Clube
Em seu comunicado, o Azulão se despediu do papa e relembrou as conexões que o clube tinha para com ele.
[…] Em janeiro deste ano, o Pontífice recebeu uma camisa do Azulão, no Vaticano, das mãos do reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, Padre Joel Sávio.
A história do Azulão também tem algo em comum com a do Santo Papa. A religiosidade e a paixão pelo futebol.
“Somos gratos por todos os ensinamentos, não só como cristãos, mas também de vida. Por tudo que fez, é uma pessoa que ficará marcada na história da humanidade”, destaca o presidente do Caravaggio, Victor Spilere.
Associação Chapecoense de Futebol
A Verdão do Oeste expressou pesar pela morte do Pontífice e relembrou o suporte recebido por Francisco após a tragédia vivenciada pelo clube em novembro de 2016, quando uma aeronave que levava a delegação alviverde para a Colômbia, para a disputa da final da Copa Sul-Americana daquele ano, caiu entre as cidades de La Ceja e La Unión.
Confira a nota da equipe:
Criciúma Esporte Clube
Apaixonado por futebol e torcedor do San Lourenço, o Papa recebeu em novembro de 2022 uma camisa oficial do Tricolor Carvoeiro. O presente foi entregue pelo Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma, e pelo Padre Joel Sávio, que estavam em Roma.
“O clube e seus torcedores levarão para sempre os ensinamentos do Santo Padre. Entre eles, que ‘Ninguém vence sozinho. Nem em um campo de futebol, nem na vida'”, afirmou o Criciúma pelas redes sociais.