Saúde
São José reforça vacinação contra a gripe
O aumento das internações por síndromes respiratórias na região, inclusive com casos graves, torna ainda mais urgente a vacinação
Com o aumento dos casos de doenças respiratórias durante o outono, a Prefeitura de São José reforça o alerta para que pais e responsáveis levem seus filhos e demais pessoas dos grupos prioritários a uma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para se vacinar. A campanha de vacinação, iniciada em 7 de abril, já aplicou mais de 10 mil doses e tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, pessoas com comorbidades, entre outros.
O aumento das internações por síndromes respiratórias na região, inclusive com casos graves, torna ainda mais urgente a vacinação, considerada a melhor forma de prevenir complicações, hospitalizações e até mortes causadas pela gripe. A vacina trivalente, oferecida gratuitamente pelo SUS, protege contra os vírus da influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, os principais em circulação no país.
Crianças que estão sendo vacinadas pela primeira vez devem receber duas doses com um intervalo de 30 dias. Para se vacinar, basta comparecer à UBS mais próxima com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. A imunização segue enquanto houver doses disponíveis, e a partir de 12 de maio será ampliada para toda a população. A vacina é segura, não causa gripe e pode ser aplicada junto a outros imunizantes do calendário nacional.