Segurança
São José intensifica ações contra ocupações
Há cerca de dois meses, o município de São José intensificou o combate à ocupação irregular de espaços públicos
Há cerca de dois meses, o município de São José intensificou o combate à ocupação irregular de espaços públicos. Por meio de uma força-tarefa diária coordenada pela Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Infraestrutura, a cidade tem promovido ações em diversas regiões para garantir a segurança e a ordem urbana. As operações já resultaram na retirada de mais de 150 objetos com potencial de uso em crimes, como facas, simulacros de armas, ferramentas e outros itens suspeitos, além da desobstrução de calçadas e praças.
A resposta rápida das equipes tem sido essencial para coibir delitos. Em março, por exemplo, fiscais flagraram uma tentativa de furto e agressão praticada por um casal em situação de rua contra uma jovem de 23 anos, na região da Beira-Mar. A intervenção imediata resultou na condução dos envolvidos à delegacia pela Guarda Municipal. Já na marginal da BR-101, próximo ao limite com Florianópolis, agentes encontraram um homem morando dentro de um bueiro, junto a quatro carrinhos de supermercado cheios de lixo e materiais acumulados, que foram recolhidos.
Durante outra vistoria, em um terreno na Rua Maria do Carmo Souza, bairro Campinas, a equipe identificou pessoas portando objetos cortantes como facas, estiletes e tesouras. A área, que abriga uma torre de operadoras de telefonia, teve o acesso lacrado para evitar novos riscos. Em outra ação na Praça de Campinas, novos itens perigosos foram apreendidos, incluindo um simulacro de arma e um facão. Uma das pessoas abordadas aceitou ajuda e foi encaminhada ao Centro Pop, serviço especializado de apoio à população de rua.
Segundo o secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, os fiscais têm poder de polícia administrativa e, em situações de risco, acionam imediatamente a Guarda Municipal ou a Polícia Militar. Parte dessas ações é acompanhada pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, que destaca a importância de não incentivar a permanência nas ruas por meio da doação de esmolas. A Prefeitura oferece uma ampla rede de apoio, com serviços voltados à reinserção social e tratamento para dependência química.
O Centro Pop é o principal ponto de atendimento à população em situação de rua em São José. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferece alimentação, higiene, atendimento psicossocial e encaminhamento profissional. A cidade também dispõe de casas de acolhimento, comunidades terapêuticas e abrigos para pernoite, além de contar com equipes multidisciplinares que atuam de segunda a sábado no serviço de abordagem social. Em casos críticos, há possibilidade de internação involuntária, conforme avaliação médica.