Cidadania
Evento sobre temática Quilombola deve movimentar região
Atividades estão marcadas para junho em Capivari de Baixo

Por
Matheus Machado

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (24) deu início às tratativas da parceria que deve resultar na realização de um evento voltado à temática Quilombola no município de Capivari de Baixo no mês de junho. A conversa foi entre a produtora cultural Bel Bandeira, da empresa A Braço Arte e Educação, o líder da comunidade Quilombola da Ilhotinha José Carlos Mendes (Tinho), a secretária de Educação, Carla Xavier, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômica, Caroline dos Reis Maciel e o diretor de Cultura e Turismo do município Isac Alborghetti.
Trata-se do projeto Tendas de Contos – Uma visita à Ilhotinha, proposta contemplada pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura – pela Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB) – 2024.
O projeto multicultural acontecerá na EMEB Vitório Marcon, que está inserida na Comunidade Quilombola da Ilhotinha e é voltado para alunos da educação Infantil e Ensino Fundamental, não só da comunidade, mas também de todas as escolas do município.
“É uma experiência cultural, educacional e artística muito interessante, com espetáculos de contação de histórias, shows musicais, exposição de biblioteca Griô com mediação contextualizada, oficina literária e sarau cultural. Estamos muito felizes com a possibilidade concreta dessa realização e confiantes de que será um grande sucesso e fomentará a economia criativa e a produção cultural da cidade para a formação do indivíduo através do entretenimento e da troca de experiências construtivas”, diz a produtora Bel Bandeira. Bel, que é multiartista e educadora, compõe o elenco principal junto junto a Hang Ferreiro e Rosane Castro, escritora e contadora de história do Rio Grande Sul.
Embora o aval para a realização do evento, com previsão para acontecer no dia 6 de junho, já tenha sido dado pela secretária de Educação Carla Xavier, a confirmação oficial será feita posteriormente, após a checagem de todo o material de apoio necessário para viabilizar o projeto e da análise da necessidade de veículos e pessoas para o transporte dos alunos das escolas municipais até a comunidade da Ilhotinha.
A previsão é que todas as atividades aconteçam entre 8h e 22 horas do dia 6 de junho.
Com informações de PMCB.