Representantes das prefeituras de Lages e São Pedro de Alcântara participaram de uma visita técnica ao programa ReabilitaCão, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) na Penitenciária Masculina de Itajaí. O programa, que se destaca como uma referência nacional na reintegração social de apenados por meio do cuidado com cães vítimas de maus-tratos, está em processo de expansão para os dois municípios catarinenses.
Idealizado pela policial penal Bruna Longen, com o apoio da Justiça Estadual e recursos da Justiça Federal, o ReabilitaCão promove a ressocialização dos internos e o bem-estar animal. O projeto oferece cursos profissionalizantes, como auxiliar de veterinário e técnicas de banho e tosa, ao mesmo tempo em que estimula sentimentos como empatia, responsabilidade e autoestima nos participantes. Isso contribui para sua reintegração ao mercado de trabalho. A seleção dos internos que participam do programa é feita por uma equipe multidisciplinar, considerando critérios como bom comportamento e perfil emocional.
Além de seu impacto social, o ReabilitaCão também é reconhecido pelo seu valor ambiental, tendo sido premiado no 27º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria “Bem-Estar Animal”. Com mais de 2.900 projetos inscritos, a premiação destacou o programa como um exemplo de inovação e transformação no sistema prisional, consolidando sua importância na área.