Brasil
Conclave ao novo Papa começa em 7 de maio
São 135 cardeais aptos ao voto para eleger o novo Pontífice

O Conclave para a escolha do novo Papa terá início na quarta-feira, 7 de maio, após decisão tomada pelos cardeais durante a quinta Congregação Geral, realizada nesta segunda-feira (28). A tradicional fórmula latina “Extra omnes”, que marca o fechamento da Capela Sistina, será pronunciada para dar início oficial à eleição.
Cerca de 135 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, participarão do processo em completo isolamento, conforme prevê a constituição apostólica Universi Dominici Gregis. Segundo as normas, o Conclave deveria começar entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, mas pode ser antecipado se todos os eleitores estiverem presentes, como permitido pelo Motu Proprio Normas nonnullas.
A programação prevê a celebração da Missa “Pro Eligendo Pontifice” na manhã do dia 7, seguida da procissão dos cardeais até a Capela Sistina. Para a eleição do novo Papa será necessária maioria qualificada de dois terços dos votos. Caso o número de votações ultrapasse 33 ou 34 rodadas sem resultado, o processo será reduzido a um segundo turno entre os dois candidatos mais votados.
O eleito será questionado sobre a aceitação do cargo e, em caso positivo, escolherá seu nome pontifício. Em seguida, a fumaça branca anunciará ao mundo que a Igreja tem um novo Pastor, culminando com o tradicional anúncio “Habemus Papam” na Praça de São Pedro.
O novo Pontífice se apresentará aos fiéis após vestir pela primeira vez as vestes papais na chamada “Sala das Lágrimas” e dará sua bênção Urbi et Orbi, encerrando o Conclave.