Brasil
Abadeus celebra 65 anos de transformação social
Reconhecida por instituições como Petrobras, Fundação Dom Cabral e Fapesc, a Abadeus é exemplo de inovação social

A Abadeus Centro de Inovação Social completa 65 anos de atuação em Criciúma como referência em transformação social. Fundada em 1960, a instituição já impactou cerca de 320 mil pessoas, com mais de 1,4 milhão de itens doados, e mudou a realidade do bairro Cristo Redentor — uma das áreas mais vulneráveis da cidade.
Com foco em protagonismo e autonomia, a Abadeus vai além da assistência: promove educação, qualificação profissional, geração de renda e empreendedorismo. “Queremos preparar pessoas para serem protagonistas da própria história”, afirma a diretora-executiva Shirlei Monteiro.
Em 2025, mais de 12,6 mil jovens foram inseridos no mundo do trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz, estágios e cursos em áreas como tecnologia, saúde e alimentos. Já no eixo socioassistencial, cerca de 200 mil pessoas foram atendidas, com ações que resgatam a dignidade e oferecem novos caminhos de vida.
Na educação, mais de 1,8 mil crianças passaram pelo Centro de Educação Infantil da instituição. Além disso, oficinas culturais e tecnológicas atenderam cerca de 8 mil pessoas, com apoio de leis de incentivo e parceiros como Celesc e Copapel.
Reconhecida por instituições como Petrobras, Fundação Dom Cabral e Fapesc, a Abadeus é exemplo de inovação social e promove o Fórum Internacional de Inovação Social, consolidando Criciúma como polo do terceiro setor.
“Trabalhar com inovação social é criar soluções que transformam realidades de forma duradoura”, resume Maicon Canever, gestor de Inovação da Abadeus.