Segurança
Golpe bancário: Polícia desmantela quadrilha
A Polícia Civil de SC e SP prendeu em flagrante nove pessoas acusadas de integrar uma associação criminosa
Na última terça-feira, 30 de abril, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/DIC) e com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), prendeu em flagrante nove pessoas acusadas de integrar uma associação criminosa. A ação foi resultado de investigações iniciadas em junho do ano passado, após uma moradora de Florianópolis ser vítima de um golpe no valor de R\$ 89 mil, conhecido como “falsa central bancária”.
Esse tipo de golpe envolve criminosos que se passam por representantes de bancos, alertando a vítima sobre supostas movimentações suspeitas em sua conta. Utilizando informações pessoais previamente obtidas e técnicas de manipulação psicológica (engenharia social), os golpistas convencem as vítimas a fornecer senhas, instalar programas de acesso remoto ou fazer transferências via PIX para contas de terceiros usados como laranjas.
Durante as investigações, um dos suspeitos foi identificado, o que levou à emissão de cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo e Santo André. Em uma casa na zona oeste da capital paulista, considerada o centro de operações da quadrilha naquela semana, oito pessoas foram presas e diversos equipamentos eletrônicos apreendidos. Todos foram autuados em flagrante por associação criminosa, e o material recolhido será analisado para identificar mais vítimas e outros possíveis membros da organização.