Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Hospital Ruth Cardoso será reformado

Saúde
Hospital Ruth Cardoso Sera Reformado E Projeto Deve Ser Enviado A Anvisa Em Ate 30 Dias
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

Saúde

Hospital Ruth Cardoso será reformado

Investimento previsto é de R$ 5 milhões e contempla ampliação dos centros cirúrgico, obstétrico, CME e UTI neonatal

Balneário Camboriú, abril de 2025 — O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, deve passar por uma ampla reforma nos próximos meses. O projeto arquitetônico de reestruturação está em fase final de elaboração e deverá ser encaminhado para análise e aprovação da Vigilância Sanitária de Santa Catarina (Anvisa-SC) em até 30 dias. O investimento estimado é de R$ 5 milhões.

Na última terça-feira (29), engenheiros da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) visitaram o hospital para ajustes finais no projeto. As alterações foram discutidas junto à equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais conforto, segurança e agilidade

Segundo a secretária municipal de Saúde, Aline Leal, as mudanças visam modernizar os espaços e melhorar significativamente o atendimento à população. “Estamos prevendo algumas mudanças importantes que trarão mais conforto e segurança aos pacientes, além de mais agilidade nos atendimentos”, afirmou. Após a aprovação da Anvisa-SC, o projeto será licitado e as obras terão início.

Ampliação de áreas estratégicas

Entre os setores que serão reformados e ampliados estão o Centro Cirúrgico, o Centro Obstétrico, a Central de Material Esterilizado (CME) e a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Vinicio José dos Santos, o objetivo é tornar o hospital ainda mais eficiente no atendimento das demandas da população.

O projeto prevê a ampliação do centro cirúrgico, que passará de três para quatro salas, possibilitando o aumento da realização de cirurgias eletivas. Já a nova estrutura da CME será relocada para um espaço mais amplo, dobrando sua capacidade de produção e esterilização de materiais hospitalares.

Parto humanizado e novo acesso para gestantes

O Centro Obstétrico será o setor com mais mudanças. A principal novidade será a criação de uma sala específica para parto humanizado. Além disso, está prevista a criação de uma entrada exclusiva para gestantes, garantindo mais privacidade e comodidade no momento da chegada ao hospital. A recepção também será ampliada.

“Ao promover essas melhorias, buscamos humanizar ainda mais o atendimento e adequar a estrutura hospitalar às normas mais modernas de acolhimento e cuidado”, completou a secretária Aline Leal.

O cronograma detalhado das obras será divulgado após a conclusão do processo de aprovação e licitação. A expectativa da administração municipal é de que as intervenções comecem ainda em 2025.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo