Segurança
Ex-jogador do Criciúma é alvo de racismo no PR
Crime ocorreu na partida entre Operário e América-MG
Jogador de futebol do América-MG acabou preso pela prática do crime de injúria racial. O flagrante aconteceu na noite desse domingo, 04, em Ponta Grossa, na Região dos Campos Gerais, após a partida contra o Operário, pelo Brasileirão da Série B.
O atleta do time mineiro, foi detido após ofender o atacante Allano, jogador do Operário Ferroviário Esporte Clube durante partida no Estádio Germano Krüger.
A injúria ocorreu por volta dos 30 minutos do primeiro tempo após um lance de falta em favor do time paranaense. Segundo relatos, o jogador do América proferiu a expressão “preto do c@r@lh0”. O árbitro interrompeu a partida e aplicou o protocolo antirracismo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com uma paralisação de cerca de 15 minutos.
A ofensa foi confirmada pela vítima e pelo capitão do Operário, que presenciou o ocorrido. Embora a fala não tenha sido registrada pelas imagens da transmissão oficial, os depoimentos foram considerados suficientes para a lavratura do flagrante.
De acordo com o delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Gabriel Munhoz, após o jogo, os envolvidos foram encaminhados pela Polícia Militar à unidade da PCPR, onde os envolvidos foram ouvidos e o suspeito foi autuado em flagrante.
“A Polícia Civil solicitou acesso a imagens de outros ângulos que possam ter registrado a fala do jogador. O inquérito policial deverá ser concluído nos próximos dias”, explica.
O suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário.
Allano teve passagem por Criciúma na última temporada. O Operário emitiu nota sobre o caso, confira na íntegra abaixo:
O Operário Ferroviário Esporte Clube repudia com veemência qualquer ato de racismo. Durante a partida de hoje (04), diante do América-MG, o nosso atleta Allano relatou ter sido vítima de ofensas racistas por parte do jogador Miguelito, da equipe adversária. O clube está buscando as imagens e demais elementos que possam confirmar os fatos e tomará todas as medidas cabíveis diante da gravidade da situação.
Reforçamos que o Operário está prestando todo o suporte necessário ao atleta Allano e seguirá firme em seu compromisso com a luta contra o racismo, dentro e fora de campo. Não vamos tolerar nenhuma forma de discriminação.