Futebol
Cinquentões: Chape e Carava comemoram aniversário
Times se enfrentaram pela primeira vez na história no Catarinense deste ano
Neste sábado, 10, dois clubes catarinenses cinquentões comemoram seus aniversários de fundação. A Chapecoense com 52 anos e o Caravaggio com 55 anos são orgulho para suas torcidas com conquistas históricas.
A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada no dia 10 de maio de 1973 na cidade de Chapecó. O Verdão do Oeste manda seus jogos na Arena Condá, que recentemente passou por uma reforma completa em seu gramado. Além disso, a equipe veste uniformes alviverdes
Em 2025, a Chapecoense está na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, onde busca o acesso à elite do futebol nacional. No início da temporada, o clube alviverde fez uma grande campanha no Catarinense. O time de Chapecó chegou a decisão do estadual e ficou com o vice-campeonato. A segunda colocação garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2026 para a equipe do Oeste.
A Chapecoense surgiu da vontade de desportivas da região em contar com um clube profissional na região. Antes da fundação do clube, haviam diversas equipes amadoras presentes na região. Destaca-se a participação de Alvadir Pelisser, Heitor Pasqualotto e Altair Zanella, representantes do Clube Independente; e Lotário Immich e Vicente Delai, representantes do Clube Atlético de Chapecó. Tais figuras foram fundamentais para o início da nova entidade.
As conversas evoluíram rapidamente. Após consultas junto a população e ao empresariado local, tomou-se a atitude de fundar oficialmente a Associação Chapecoense de Futebol. Lotário Immich foi o primeiro presidente do clube. Atualmente, o clube é presidido por Alex Boff Passos.
Durante a sua rica história, a Chapecoense passou por uma grande tragédia, marcando um momento triste do esporte mundial. A delegação do clube que se deslocava para a decisão da Copa Sul-Americana, em 2016, sofreu um grave acidente de avião. Faleceram 71 pessoas no acidente. Entre dirigentes, atletas e membros da imprensa, a queda do avião também vitimou o ex-presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Pádua Peixoto Filho.
A Conmebol confirmou o título da Copa Sul-Americana em 2016 para a Chapecoense, que é a maior conquista do futebol de Santa Catarina. Em 2020, o clube foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre os títulos do Campeonato Catarinense da Série A, o clube venceu sete vezes, sendo que a última delas foi em 2020.
Avanço meteórico no futebol profissional
O Caravaggio Futebol Clube entrou no futebol profissional em 2021. Surgido no município de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina. O nome do clube presta uma homenagem ao distrito no qual foi fundado. O objetivo da criação do time foi promover o esporte e divulgar a comunidade. O pontapé inicial foi dado oficialmente em 10 de maio de 1970.
Na atual temporada, o Caravaggio fez sua estreia no Catarinense, a elite do futebol de Santa Catarina. A equipe lutou até a última rodada, porém não conseguiu a permanência na competição. O clube de Nova Veneza encerrou o campeonato em 11º, com 10 pontos.
O clube tem um histórico de grandes conquistas no futebol amador. O clube de Nova Veneza foi campeão Sul Brasileiro Amador em 2014 e do Campeonato Catarinense Não Profissional em 2013. Também foram seis conquistas da Copa Sul dos Campeões e seis vezes no Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).
A profissionalização e a filiação junto a Federação Catarinense de Futebol (FCF) veio somente em 2021. Logo no primeiro ano, o clube foi vice-campeão da Série C do Catarinense e garantiu o acesso para a Série B Estadual. Em 2024, o Caravaggio conquistou o maior título de sua história. Em uma grande campanha, o Azulão bateu o Santa Catarina e conquistou o título do Catarinense Sicoob Série B.
“O mês de maio é muito especial para nossa comunidade por ser de Nossa Senhora de Caravaggio e também o aniversário do Azulão. Nos orgulhamos muito em viver e fazer parte dessa história. Esperamos cada vez mais mostrar nossa cultura e nosso amor não só para Santa Catarina, mas sim para o Brasil e o mundo”, destaca o presidente do Caravaggio, Victor Spilere.
Saiba mais:
Caravaggio segura a Chapecoense e pontua na estreia do Catarinense 2025