Política
Últimos dias para regularizar situação eleitoral
Para conferir a situação eleitoral basta acessar as páginas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral
Cerca de 5 milhões de eleitores precisam regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral até o próximo dia 19 de maio para votar nas eleições de 2026. Quem não fizer isso pode ter o título de eleitor cancelado, ser impedido de votar e ter problemas com emissão de documentos. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
São considerados faltosos os eleitores que não votaram, não justificaram nem pagaram a multa relativa à ausência nas três últimas eleições.
Se você desconhece a sua situação, busque informações nas páginas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral e nas páginas dos tribunais regionais eleitorais de cada estado e do Distrito Federal. Como explica o assessor de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Fernando Velloso, o eleitor pode fazer uma consulta simples, por meio de algumas informações pessoais, para saber se está tudo certo ou não para as próximas eleições.
A consulta à situação do título e o eventual pagamento de multas, que são simbólicas, em torno de R$ 3, podem ser feitos também no cartório eleitoral da sua cidade.
Fernando Velloso explica que o cancelamento do título de eleitor não impede apenas a pessoa de votar ou de se candidatar.
“Inúmeros benefícios e documentos e situações da vida civil exigem a regularidade na Justiça Eleitoral, como, por exemplo, uma eventual posse em um cargo público, uma eventual matrícula em universidade pública, a emissão do passaporte, a emissão da carteira de identidade e alguns benefícios sociais do governo. Então, são várias situações que podem criar algum tipo de impedimento ou dificuldade para o eleitor.”
O assessor de Comunicação do TRE-DF lembra que o prazo final para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral é 19 de maio, mas o ideal é se adiantar para evitar o congestionamento, inclusive virtual, dos tribunais de eleitorais do país.
Já os títulos de eleitores de maiores de 70 anos, de 16 e 17 anos e de pessoas analfabetas não são cancelados porque o alistamento eleitoral e o voto, nestes casos, são facultativos.