Cotidiano
BC terá Dia Livre de Impostos em 29 de maio
Ação nacional chega à 19ª edição e mobiliza mais de 700 empresas em SC; iniciativa chama atenção para os altos tributos embutidos no consumo dos brasileiros
No dia 29 de maio, o Brasil promove a maior campanha de conscientização sobre o impacto da carga tributária no consumo: o Dia Livre de Impostos (DLI). A iniciativa, organizada pelos núcleos da CDL Jovem em todo o país, chega à sua 19ª edição com expectativa de adesão recorde.
Em Santa Catarina, 710 empresas já confirmaram participação, superando com folga as 475 que aderiram em 2024. A estimativa é de que esse número aumente ainda mais nos próximos dias, impulsionado pelo engajamento do comércio local e a aproximação da data.
A proposta do DLI é clara: alertar a população sobre o peso dos impostos no preço final de produtos e serviços, além de fomentar o debate sobre a necessidade de uma reforma tributária mais justa e eficiente. As empresas participantes devem oferecer itens sem a incidência de impostos, arcando com o valor para demonstrar o quanto os tributos encarecem o consumo.
“Ao participar, o lojista contribui para um debate fundamental e, ao mesmo tempo, atrai consumidores, gera visibilidade e reforça seu compromisso com a transparência”, afirma Jader Schweistzer, coordenador da CDL Jovem de Balneário Camboriú.
Carga tributária é um dos maiores entraves
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária brasileira atingiu 33,19% do PIB em 2023, o que significa que um terço da produção do país é destinado ao pagamento de impostos. Ainda segundo o IBPT, até 40% do valor de um automóvel novo pode ser composto por tributos indiretos, enquanto alimentos básicos podem ter 30% de impostos embutidos no preço final.
O DLI é um movimento simbólico, mas com alto potencial de impacto. Além de fomentar o debate público, promove a educação tributária de forma prática, aproximando o consumidor da realidade fiscal do país.