Economia
Varejo catarinense cresce e lidera no Sul
Comércio varejista de Santa Catarina teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025
O comércio varejista de Santa Catarina teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025, com crescimento de 6,3% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2024. O índice é o segundo maior do país, atrás apenas do Amapá (11,6%) e bem acima da média nacional, que ficou em 1,2%. Segundo o IBGE, responsável pelos dados divulgados nesta semana, o estado também lidera na região Sul, à frente do Rio Grande do Sul (4,8%) e Paraná (1,2%).
O governador Jorginho Mello atribuiu o bom momento à geração de emprego, renda e ao espírito empreendedor dos catarinenses. Entre os 11 segmentos analisados, nove apresentaram crescimento, com destaque para os setores de artigos de uso pessoal e doméstico (17,2%), vestuário e calçados (9,9%), móveis e eletrodomésticos (7%) e supermercados (6,5%). Também cresceram os setores de farmácias (5,8%) e combustíveis (4,6%). Por outro lado, os segmentos de livros, jornais e papelaria (-3,5%) e de informática e comunicação (-10,3%) apresentaram queda.
O comércio varejista ampliado também registrou desempenho positivo. As vendas de materiais de construção aumentaram 9,7%, e as de veículos, motos e peças cresceram 9,1%. Apenas o setor atacadista teve leve retração, com -0,4%. Os números consolidam o bom momento da economia catarinense e reforçam a importância do varejo como motor do desenvolvimento regional.