Cultura
Santa Catarina Canta é lançado nesta quarta-feira
Nesta segunda edição, o festival mantém duas categorias principais: infantojuvenil, para participantes entre 8 e 15 anos, e geral, para maiores de 16 anos
O Festival Santa Catarina Canta está de volta em 2025, agora maior e com o tema Música Popular Brasileira. O lançamento oficial aconteceu na manhã de quarta-feira (21), em Florianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello e várias autoridades. O evento reuniu convidados na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde foram apresentadas as novidades do festival. As inscrições começaram no mesmo dia, dando início à primeira etapa, que contará com 23 seletivas regionais e uma grande final marcada para 9 de novembro, na capital catarinense.
Nesta segunda edição, o festival mantém duas categorias principais: infantojuvenil, para participantes entre 8 e 15 anos, e geral, para maiores de 16 anos. As seletivas regionais serão realizadas ao vivo em diferentes cidades de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 6 de junho exclusivamente pelo site santacatarinacanta.com.br, onde também está disponível o regulamento completo do evento. A produção geral está a cargo da Camerata Florianópolis.
No lançamento estiveram presentes, além do governador Jorginho Mello e da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, secretários de Estado, o deputado estadual Maurício Peixer, a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos, além de jornalistas e músicos. O festival promete movimentar a cena musical do estado, valorizando talentos locais e promovendo a diversidade da música brasileira.
O cantor Wesley Bachega, de Rio do Sul, vencedor da categoria geral em 2024, relembrou a emoção da final do ano passado, que reuniu mais de 38 mil pessoas na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis. Na ocasião, o público assistiu a apresentações da Camerata Florianópolis e do renomado cantor Michel Teló, mostrando a grandiosidade do evento e a importância para os artistas catarinenses.