Segurança
Operação 171 Kilates mira fraude com ouro e câmbio
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em São José e Florianópolis, e em São Paulo
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações (DD/DEIC), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, realizou nesta quarta-feira (21) a operação “171 Kilates”. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em São José e Florianópolis, em Santa Catarina, e em São Paulo. Também foi determinado o bloqueio de R$ 1,4 milhão com o objetivo de recuperar valores desviados. A ação foi coordenada pelo delegado Leonardo Silva, titular da DD/DEIC.
As investigações indicam que a empresa investigada oferecia aos clientes um retorno de 20% sobre o valor investido, alegando que os lucros vinham de aplicações em ouro e no mercado de câmbio. No entanto, com o tempo, os investidores começaram a ter dificuldades para resgatar o dinheiro, e o responsável pelo negócio passou a evitar contato com as vítimas.
Além disso, a plataforma usada pelos investidores para acompanhar seus investimentos foi retirada do ar, aumentando ainda mais as suspeitas. O prejuízo identificado até o momento já ultrapassa R$ 1,6 milhão. Durante a operação, foram apreendidos um veículo BMW modelo 320i M Sport Flex e diversos aparelhos eletrônicos, que serão analisados pela Polícia Científica.