Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Turista achado em costão é identificado na Capital

Segurança
Aab0c959 C6cf 4dfe A0e3 C581e9ddc443
Foto: Divulgação/CBMSC

Segurança

Turista achado em costão é identificado na Capital

A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou que o corpo encontrado no domingo (25) na região da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, é de um turista argentino

A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou, nesta terça-feira (27), que o corpo encontrado no domingo (25) na região da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, é do turista argentino José Maria Alday, de 70 anos. Ele estava desaparecido desde o dia 15 de maio, e sua identificação encerra uma operação intensa de busca e resgate realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), após dias de esforço em uma área de difícil acesso.

As buscas começaram oficialmente em 19 de maio, após o SOS Desaparecidos da Polícia Militar obter imagens de José Maria caminhando próximo à trilha da Lagoinha do Leste. Com base nesse registro e em relatos de testemunhas que o viram na praia, subindo em direção à Pedra da Coroa, o CBMSC concentrou suas ações na região. Cerca de 50 bombeiros trabalharam em revezamento durante sete dias, empregando recursos como drones com câmeras térmicas, cães farejadores, sistemas de geolocalização e comunicação por satélite.

O resgate foi desafiado por terrenos complexos, com mata densa, costões íngremes e condições climáticas adversas, como chuva e vento forte. O apoio aéreo dos batalhões de aviação do CBMSC e da Polícia Militar foi essencial para o deslocamento das equipes e os sobrevoos da área. No sábado (24), um pescador avistou um corpo em um costão rochoso entre a Lagoinha do Leste e o Pântano do Sul, o que levou ao deslocamento imediato da aeronave Arcanjo-01, que confirmou a presença do corpo, mas não pôde fazer o resgate de imediato devido ao mau tempo e à presença de aves no local.

O resgate foi finalmente realizado no dia seguinte, 25 de maio, em uma operação considerada de altíssima complexidade. O corpo estava preso entre rochas, a cerca de 50 metros acima do mar, em uma encosta extremamente escorregadia. Usando técnicas de rapel e com o suporte do Arcanjo-01, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento conseguiu recuperar o corpo. A confirmação da identidade de José Maria Alday encerra a operação, destacando o esforço e o comprometimento das equipes envolvidas no resgate.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo






Publicidade

CAPA 2

Leia também
Topo