Preso suspeito de hackear sistema da Justiça

Homem é acusado de remover restrições ilegais de veículos no Renajud

Joca Baggio

Publicado em: 6 de junho de 2025

2 min.

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu um homem investigado por invasão de sistemas judiciais, estelionato e associação criminosa. A ação foi resultado de uma força-tarefa nacional que envolveu órgãos do Judiciário e delegacias especializadas de Santa Catarina, Alagoas e Rio Grande do Sul.

O investigado é suspeito de ter acessado, ilegalmente, com controle remoto, contas de magistrados de diferentes tribunais estaduais, usando essas credenciais para remover restrições de veículos no sistema eletrônico Renajud. O sistema é utilizado por juízes para aplicar medidas judiciais diretamente sobre registros do Detran.

Segundo as autoridades, as fraudes vinham sendo investigadas há seis meses. A operação, coordenada pela Delegacia de Capturas da DEIC/SC, com apoio da DHPP de Canoas/RS e da Polícia Civil de Alagoas, cumpriu cinco mandados de busca e um de prisão preventiva em Balneário Camboriú (SC), Canoas (RS) e Marechal Deodoro (AL).

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos no esquema. A Polícia Civil mantém canais de denúncia ativos e garante anonimato aos informantes.

 



× SCTODODIA Rádios