O espetáculo Atra Pestis, idealizado, dirigido e interpretado por Oyama Achcar, inicia em julho uma circulação gratuita por quatro municípios de Santa Catarina: Itajaí, Canelinha, Navegantes e José Boiteux. As apresentações ocorrem em escolas públicas e centros culturais, com foco em estudantes, professores e a comunidade em geral, tanto urbana quanto rural.
Com duração de 45 minutos e acessibilidade em Libras, a peça estabelece um paralelo entre a peste bubônica, que assolou a Europa no século XIV, e a recente pandemia de Covid-19. A encenação provoca reflexões sobre saúde pública, comportamento coletivo, ciência, história e responsabilidade social, por meio da figura simbólica do “Dr. da Peste”, personagem que interage com o público em cenas intensas e sensoriais.
“A ideia é provocar uma reflexão sobre os erros que se repetem e a necessidade urgente de mudanças de postura”, afirma Oyama Achcar. O projeto é financiado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc – 2024.
Agenda das apresentações
Itajaí: 3 de julho, às 10h, na Escola Básica Pedro Paulo Rebello
Canelinha: 12 de julho, às 9h, no Espaço de Arte Galeão
Navegantes: 5 de agosto, às 11h15, na Escola Municipal Prof. Badia de Faria
José Boiteux: 6 de agosto, às 15h, no Centro Municipal de Eventos Independente
A classificação indicativa é a partir de 8 anos. Menores podem assistir acompanhados de responsáveis.