Cidadania
Instituto Portonave firma parceria para ações sociais
Acordo com a entidade nacional IBI Social amplia impacto de iniciativas socioambientais com foco em inclusão e equidade
O Instituto Portonave, com sede em Navegantes, firmou parceria com o IBI Social, braço de responsabilidade social do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), para promover ações de impacto social e ambiental em nível nacional. O protocolo de intenções foi assinado na última terça-feira (1), durante solenidade em Brasília, com a presença da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, madrinha da iniciativa.
O acordo prevê cooperação em recursos humanos, infraestrutura, tecnologia e intercâmbio de informações sobre políticas de equidade de gênero, redução de desigualdades, inclusão e sustentabilidade. Representaram a Portonave na assinatura a presidente do Instituto, Mariana de Souza Viel, ao lado de dirigentes do IBI e do IBI Social.
Navegantes como referência em desenvolvimento social
Com mais de R$ 10,5 milhões investidos apenas em 2024, o Instituto Portonave apoia projetos voltados à transformação positiva das comunidades onde atua, especialmente na região do Litoral Norte catarinense. Só neste ano, foram 50 iniciativas realizadas ou apoiadas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial na redução das desigualdades (ODS 10).
A parceria com o IBI Social amplia o alcance dessas ações e fomenta a replicação de boas práticas sociais e ambientais em outras regiões do país. “Essa união entre infraestrutura portuária e responsabilidade social fortalece o compromisso da Portonave com um crescimento sustentável e inclusivo”, destaca Mariana Viel.
Compromisso ESG reconhecido nacionalmente
Reconhecida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) como o terminal mais eficiente do Brasil em produtividade de navios em 2024, a Portonave alia excelência operacional com práticas consolidadas de ESG. A empresa integra o grupo suíço TiL e é referência em gestão portuária sustentável no país.
A parceria com o IBI Social reforça o papel de Navegantes como polo de inovação logística com responsabilidade social e ambiental.