Futebol
Gabigol tem punição por doping anulada pelo CAS
O Tribunal Arbitral do Esporte anulou a suspensão de 24 meses aplicada a Gabigol, por suposta infração às regras antidoping
O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, na Suíça, anulou de forma unânime e definitiva a suspensão de 24 meses aplicada a Gabriel Barbosa, o Gabigol, por suposta infração às regras antidoping. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (4) e não cabe recurso. A vitória do atacante no recurso apresentado contra a União Federal e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) encerra um processo que se arrastava desde março de 2023.
A punição ao jogador havia sido determinada após um exame realizado em 2023, e teria validade até abril deste ano. No entanto, Gabigol recebeu um efeito suspensivo no mês seguinte à suspensão, o que lhe permitiu retornar aos treinos e partidas oficiais, enquanto aguardava a análise definitiva do recurso por parte da corte internacional.
Na decisão, os árbitros do CAS reconheceram que o comportamento de Gabigol durante o processo de coleta de amostras não foi o ideal, mas concluíram que suas atitudes não justificavam a punição aplicada. O Tribunal também apontou falhas no procedimento dos oficiais responsáveis pelo controle antidoping naquele episódio, o que contribuiu para a anulação da pena.
Gabigol não compareceu pessoalmente ao julgamento, mas foi representado por sua equipe jurídica. Paralelamente ao processo, o jogador cumpriu a reta final de seu contrato com o Flamengo, clube com o qual não renovou. Já acertado com o Cruzeiro, o atacante agora segue livre de impedimentos legais para continuar a carreira.