Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Baleias-francas reaparecem no litoral catarinense

Meio Ambiente
Credito InstitutoAustralis Zimba
Foto: Reprodução/Instituto Australis

Meio Ambiente

Baleias-francas reaparecem no litoral catarinense

Desde o fim de maio, pelo menos 27 baleias foram avistadas, incluindo 11 filhotes. Entre os animais observados estão Zimba e Olívia

A temporada de baleias-francas começou com força no litoral de Santa Catarina. Desde o fim de maio, pelo menos 27 baleias foram avistadas, incluindo 11 filhotes. Entre os animais observados estão Zimba e Olívia, indivíduos já conhecidos pelos pesquisadores, o que reforça a importância da conservação da espécie e a continuidade dos trabalhos científicos na região.

As aparições frequentes indicam que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca permanece sendo um local seguro para reprodução. A atuação do projeto ProFRANCA, com apoio da Petrobras, tem sido essencial para o crescimento da população da baleia-franca, a única que se reproduz na costa brasileira e ainda enfrenta risco de extinção.

Zimba, catalogada em 2006, retornou ao litoral catarinense com mais um filhote, mantendo seu ciclo reprodutivo. Em 2018, ela foi vista com um filhote batizado de “Imbituba”, em homenagem ao município aniversariante na mesma data do avistamento. Com o tempo, Zimba tornou-se símbolo do projeto e estampa a logomarca do ProFRANCA.

A história de Zimba é uma das seis disponíveis no programa “Adote uma Baleia”, criado pelo ProFRANCA para envolver o público na causa. A iniciativa permite a adoção simbólica de baleias já identificadas, com o objetivo de apoiar ações de pesquisa, monitoramento e educação ambiental. Além de Zimba, a baleia Olívia também reapareceu neste ciclo, avistada com seu sexto filhote e reconhecida pela característica calosidade na cabeça.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo