Cultura
Itajaí recebe experimento cênico sobre maternidade
Projeto “EU, UMA OUTRA” convida o público a refletir sobre os papéis da mulher na sociedade contemporânea nesta sexta-feira
A Itajaí Criativa Residência Artística será palco, nesta sexta-feira (11), às 20h, da abertura do processo cênico “Eu, mãe”, com entrada gratuita. O experimento integra o projeto “EU, UMA OUTRA: Experimentação Artística II” e propõe uma imersão performativa nas múltiplas camadas da experiência feminina, com foco na maternidade.
A criação é da artista Ana Paula Beling (Avessa Produções), com provocações criativas de Milena Moraes (teatro) e Mayla Valentin (música e arte-educação). A proposta parte da vivência pessoal para abordar temas coletivos, explorando os afetos e conflitos que envolvem a figura da mãe sob a ótica de um feminismo plural e interseccional.
O projeto reúne um coletivo diverso de mulheres, incluindo mães, não-mães, mulheres negras, brancas, trans e PCDs. A ideia é romper com estereótipos e revelar as contradições e pressões históricas que moldam as narrativas femininas. Com uma linguagem contemporânea e provocativa, a performance mistura memória, ficção e crítica social.
“Eu, mãe” é o quarto experimento do projeto “EU, UMA OUTRA”, que está dividido em duas fases. Assim como nas apresentações anteriores, o público é convidado não apenas a assistir, mas a se envolver com as questões propostas em cena.