Política
PT de SC terá segundo turno
Eleição estadual do partido segue para nova votação em 27 de julho após empate técnico no primeiro turno entre Fabiano da Luz e Luciane Carminatti
Está confirmado: o Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT/SC) terá segundo turno para a escolha de sua nova presidência estadual. A disputa será entre os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti, que obtiveram, respectivamente, 3.082 e 2.955 votos no primeiro turno do Processo de Eleição Direta (PED), realizado no domingo (7).
O segundo turno está marcado para o dia 27 de julho e definirá o sucessor de Décio Lima, atual presidente estadual do partido e presidente nacional do Sebrae. Ao todo, 9.210 filiados participaram da votação no estado, em um processo considerado expressivo pela direção partidária.
No cenário nacional, Edinho Silva foi o candidato mais votado, vencendo com o apoio do presidente Lula e do próprio Décio Lima. Em Santa Catarina, Edinho também foi o mais votado, somando 5.454 votos dos filiados catarinenses.
O partido também reiterou seu compromisso com o governo federal e a oposição ao bolsonarismo em Santa Catarina. A definição da nova liderança estadual será decisiva para os rumos da sigla no cenário político catarinense em 2026.